Blog

Desinsetização para leishmaniose

Mosquitos são os principais insetos transmissores de doenças. 

A leishmaniose é uma das doenças transmitidas por mosquitos, e o Brasil representa 90% dos casos do mundo. Antes a doença se concentrava apenas na região do Nordeste, mas posteriormente se espalhou para outras regiões do Brasil.

A leishmaniose é transmitida através da picada da fêmea do mosquito palha, Lutzomyia longipalpis, contaminada pelo parasita protozoário do gênero Leishmania. A doença também pode acometer animais domésticos, sendo mais resistente ao tratamento do que a leishmaniose humana.

O cachorro serve como reservatório para a doença, e quando o mosquito pica o animal, se infecta tornando-se transmissor da doença. A transmissão só é possível através da picada do mosquito fêmea infectado, ou seja, não é contagiosa, não passa de animais para humanos e vice-versa.

Por isso, a desinsetização para leishmaniose é a melhor maneira de combater a transmissão da doença, diminuindo a população de mosquitos, que são os agentes transmissores, logo, diminuindo o risco de transmissão.

Além da desinsetização, algumas medidas preventivas podem ser tomadas, como:

  1. Uso de repelentes e protetores com cheiros fortes
  2. Telas em janelas, portas e bueiros
  3. Usar mangas longas em matas e lugares abertos

Confira também outro post no nosso blog  sobre doenças transmitidas por mosquitos: https://confiancadesinsetizadora.com.br/desinsetizacao-como-prevencao-de-doencas/