Blog

Dicas para prevenir infestação de baratas

Nesse post você irá ver dicas para prevenir infestação de baratas, que são insetos que causam repulsa em muitas pessoas, seja pelo seu cheiro ou pelo seu aspecto. Não é à toa que causam repulsa, pois são organismos transmissores de doenças, que contaminam alimentos e põem em risco sua saúde.

Existem milhares de espécies de baratas. No Brasil as mais comuns são as francesinhas (Blatella germânica) e a barata de esgoto (Periplaneta americana).

As francesinhas vivem cerca de 9 meses, põem de 30 a 50 ovos por vez em média 5 vezes ao longo da vida. As baratas de esgoto vivem de 2 à 3 anos, põem 12 a 20 ovos de 10 à 20 vezes durante a vida.

Confira a seguir algumas dicas:

  1. Manter o ambiente limpo: Restos de comida, principalmente gordura, são atrativos para as baratas. Evite deixar resíduos de alimentos na louça ou deixar as louças sujas na pia, conserve o chão limpo e o fogão em ordem.
  2. Tapar buraco e frestas: Estes animais entram através de buracos e frestas, portanto certifique-se de que não há buracos na casa e, se houver, faça a manutenção destes.
  3. Ralos telados ou tapados: Como estes organismos vivem nos esgotos, acabam saindo pelos ralos. Mantenha os ralos tapados e cobertos para evitar que as baratas passem.
  4. Não deixar água acumulada: A umidade e ambientes com água são propícios para o surgimento de baratas, então, cuide vazamentos de água e locais com água parada.

Agora que você já sabe algumas dicas para prevenir infestação de baratas, é hora de botar a mão na massa (ou melhor, na prevenção)!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog e se tiver problema com baratas, chame a Confiança!